Eixos Temáticos

Minha atuação na Câmara de Vereadores será pautada pela especial atenção a 5 Eixos Temáticos, com propostas específicas em cada um, para que os nossos valores e visão possam ser implementados paulatinamente, com geração de emprego, renda e melhoria contínua dos serviços públicos. Esses Eixos Temáticos são os seguintes:

SAÚDE E BEM-ESTAR

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

TELEMEDICINA

Objetivo

Priorizar a saúde física e mental dos cidadãos de Uruguaiana, garantindo acesso a serviços de saúde de qualidade, desde a atenção básica até especialidades.

Saúde e Bem-Estar da Comunidade

Incentivo e apoio ao Hospital Universitário do Pampa: Apoiar a Implementação do Hospital Universitário do Pampa, oferecendo mais recursos e atendimento especializado à população

A UNIPAMPA está liderando um processo para a implantação de um hospital universitário, 100% SUS e transfronteiriço. Esse hospital, além de ser uma necessidade da Faculdade de Medicina, desafogará a Santa Casa de Uruguaiana, no que diz respeito aos serviços SUS, além dos óbvios benefícios que traz à toda população.

Essa é uma decisão política do Governo Federal, assim como foi a decisão da criação da UNIPAMPA, da criação do Campus de Uruguaiana e a própria implantação da Faculdade de Medicina. Naquele momento, as lideranças políticas municipais e regionais se mobilizaram, e uniram-se às forças sociais, para pleitear e pressionar as autoridades.

Diante disso, inicialmente, é necessário o apoio político, a sensibilização da comunidade em busca desse apoio, dos prefeitos da região e dos demais líderes sociais.

Eventualmente, pode vir a ser necessário o apoio fiscal do município, através de alguns incentivos legais. É preciso que saibamos da importância de um hospital federal na nossa cidade, que, além de atender a população no que tange à saúde, também gera empregos e novos negócios ligados à área da medicina, como exames laboratoriais, de imagens etc…

Acima de tudo, é preciso fomentar o assunto e a discussão, nessa fase inicial, para que o apoio aumente consideravelmente.

Ampliação dos Serviços de Saúde através da Telemedicina

A população de Uruguaiana tem problemas permanentes na área de saúde primária, que são as Estratégias de Saúde da Família, os chamados “postinhos”.

Ausências de médicos, horários limitados, filas intermináveis etc… são apenas alguns dos problemas enfrentados. A área da Saúde é, em todas as pesquisas, a principal preocupação da população.

Por outro lado, todos os “postinhos” contam hoje com acesso à internet banda larga, a maioria já através de fibra ótica. Essa infraestrutura é utilizada hoje somente para acesso aos servidores dos sistemas administrativos da prefeitura, que se encontram centralizados no prédio central. É cristalino, para mim, que há subutilização dessa infraestrutura.

Temos, então, problemas de acesso aos postos e infraestrutura subutilizada. Temos também, mais linhas de celulares do que habitantes. E, como lideranças políticas, somos nós que temos que indicar as soluções.

Com a pandemia em 2020-2022, a telemedicina foi amplamente popularizada em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. A atual legislação autoriza e disciplina a prática da telessaúde/telemedicina em todo o território nacional através da Lei 14.510, de 2022.

O que se precisa para a sua implantação em Uruguaiana é a aquisição de software (aplicativo) específico, treinamento dos profissionais e coordenação dos turnos de trabalho.

Com essa solução simples, plausível e barata, podemos, quase imediatamente ampliar o acesso aos “postinhos” e ampliar o seu horário de funcionamento, inclusive aos fins-de-semana.

O próprio INSS, órgão federal comandado hoje pelo mesmo partido que me apresento, o PDT, que também tem um problema de acesso às perícias, está implantando em todo o território brasileiro as perícias on-line, buscando desafogar a fila de atendimento.

O que um Vereador pode fazer?

O vereador não pode implantar ou obrigar que se implante esse sistema. Mas pode sugerir, pressionar, dialogar, diligenciar, indicar através de moções e, inclusive, autorizar o município a fazer, através de projeto de lei, e, posteriormente, lei municipal.

Mais uma vez, demanda vontade de achar soluções, empenho, dedicação, trabalho e criatividade. Acima de tudo demanda liderança e vontade de resolver. E eu me comprometo a fomentar essa ideia na Câmara, para que se mitiguem as necessidades da população, principalmente a mais carente, que é a que mais precisa recorrer aos “postinhos”.

Rolar para cima